Complexo cultural

 O que é Complexo cultural?

Complexos culturais consistem no conjunto de traços ou num grupo de traços associados, formando um todo funcional; ou ainda um grupo de características culturais interligadas, encontrado em uma área cultural.

O complexo cultura é constituído, portanto, de um sistema interligado, interdependente e harmônico, organizado em torno de um foco de interesse central.

Cada cultura engloba um número grande e variável de complexos inter-relacionados. Dessa maneira, o complexo cultural engloba todas as atividades relacionadas com o traço cultural.

Exemplo - O carnaval brasileiro, que reúne um grupo de traços ou elementos relacionados entre si, ou seja, carros alegóricos, música, dança, instrumentos musicais, desfile, organização etc. A cultura do café, que abrange técnicas agrícolas, instrumentos, meios de transporte, máquinas. O complexo do fumo, entre sociedades tribais, envolvendo cultivo, produto, e os mais variados usos sociais e cerimoniais; o complexo do casamento, da tecelagem caseira etc.

Fonte:
http://serpensar.vilabol.uol.com.br

3 comentários:

  1. Costa ria de saber:qual exemplo se trata de contraCultura e marginalidade cultural? a) o carnaval brasileiro que reúne um grupo de traços ou elementos relacionados entre si ou seja carros alegóricos música dança instrumento musicais desfile organização etc. b) aqueles que não conseguem se integrar completamente em nenhuma das culturas que os rodeiam ficam à margem da sociedade C) festa de aniversário baladas e etc. d) nenhuma das auternativas

    ResponderExcluir
  2. Costa ria de saber:qual exemplo se trata de contraCultura e marginalidade cultural? a) o carnaval brasileiro que reúne um grupo de traços ou elementos relacionados entre si ou seja carros alegóricos música dança instrumento musicais desfile organização etc. b) aqueles que não conseguem se integrar completamente em nenhuma das culturas que os rodeiam ficam à margem da sociedade C) festa de aniversário baladas e etc. d) nenhuma das auternativas

    ResponderExcluir